Breve descrição
Para apoiar os governos locais, especialistas e cidadãos na tomada de decisões informadas sobre estratégias climáticas baseadas na terra, foi desenvolvida a Estrutura RethinkAction para fornecer soluções personalizadas para a mitigação e adaptação às alterações climáticas baseadas na terra. No seu cerne está a Plataforma RethinkAction e as suas três principais ferramentas (ou «caminhos»):
- Ferramenta de Catálogo LAMS (CAMINHO A)
- Ferramenta de Análise Local (CAMINHO B)
- Ferramenta de Análise da UE/Global (CAMINHO C)
O Catálogo LAMS é uma coleção de estratégias, baseadas em relatórios do IPCC e outra literatura científica, que podem ajudar os governos locais a navegar por soluções tangíveis e diretas baseadas na terra, adaptadas às necessidades e capacidades dos seus territórios e governos. A Plataforma RethinkAction oferece análises de avaliação de riscos e insights sobre estratégias baseadas na terra em escala local, europeia e global, permitindo aos utilizadores aceder a dados e mapas climáticos de alta resolução, e fornece a interface para que os decisores e o público possam aceder ao Catálogo LAMS. Esta plataforma foi construída utilizando a metodologia RethinkAction como parte do projeto RethinkAction financiado pelo programa Horizon da UE. As autoridades locais podem replicar a metodologia para aplicação nos seus territórios, guiadas pelo Curso Online Aberto Massivo (ou MOOC) RethinkAction, um curso online gratuito, autoguiado e interativo disponível na página inicial do RethinkAction em RethinkAction.eu.
Relevância
A terra é simultaneamente uma fonte e um sumidouro de emissões de gases com efeito de estufa (GEE): de acordo com o IPCC, o setor da «Agricultura, Silvicultura e Outras Utilizações da Terra» (AFOLU) contribuiu para 23 % das emissões globais de GEE entre 2007 e 2016[2] e absorve aproximadamente 30 % de todas as emissões de carbono[3]. Para além do seu papel no ciclo do carbono e nas estratégias de mitigação, os ecossistemas terrestres também são altamente vulneráveis às alterações climáticas e a fenómenos meteorológicos extremos, como inundações, secas, ondas de calor e incêndios florestais, que ameaçam os serviços ecossistémicos, a biodiversidade e o bem-estar humano, incluindo nas cidades.
Por estas razões, as estratégias baseadas na terra são cruciais para alcançar os objetivos globais de mitigação e adaptação, particularmente a nível local. Ao promover a gestão sustentável da terra, os governos locais podem aumentar a capacidade dos solos e ecossistemas de absorver carbono, contribuindo diretamente para as metas de mitigação das alterações climáticas. Ao mesmo tempo, através de soluções baseadas na natureza, desenvolvimento urbano sustentável e planeamento integrado do uso da terra, podem alavancar a terra como um recurso inestimável para fortalecer a resiliência contra impactos climáticos, como inundações, secas e stress térmico.
A plataforma RethinkAction foi desenvolvida para apoiar decisores políticos, cidadãos e especialistas na identificação e implementação de estratégias sustentáveis de mitigação e adaptação baseadas na terra que abordem estas questões e necessidades, impulsionando, em última análise, a transição para territórios resilientes e com baixas emissões de carbono.
[1] IPCC, 2019. «Resumo para decisores políticos », em: Alterações climáticas e terra: um relatório especial do IPCC sobre alterações climáticas, desertificação, degradação da terra, gestão sustentável da terra, segurança alimentar e fluxos de gases com efeito de estufa em ecossistemas terrestres [P.R. Shukla, J. Skea, E. Calvo Buendia, V. Masson-Delmotte, H.- O. Pörtner, D. C. Roberts, P. Zhai, R. Slade, S. Connors, R. van Diemen, M. Ferrat, E. Haughey, S. Luz, S. Neogi, M. Pathak, J. Petzold, J. Portugal Pereira, P. Vyas, E. Huntley, K. Kissick, M. Belkacemi, J. Malley, (eds.)].
[2] Jia, G., E. Shevliakova, P. Artaxo, N. De Noblet-Ducoudré, R. Houghton, J. House, K. Kitajima, C. Lennard, A. Popp, A. Sirin, R. Sukumar, L. Verchot, 2019. “Interações terra-clima”, em: Mudanças climáticas e terra: um relatório especial do IPCC sobre mudanças climáticas, desertificação, degradação da terra, gestão sustentável da terra, segurança alimentar e fluxos de gases de efeito estufa em ecossistemas terrestres [P.R. Shukla, J. Skea, E. Calvo Buendia, V. Masson-Delmotte, H.-O. Pörtner, D.C. Roberts, P. Zhai, R. Slade, S. Connors, R. van Diemen, M. Ferrat, E. Haughey, S. Luz, S. Neogi, M. Pathak, J. Petzold, J. Portugal Pereira, P. Vyas, E. Huntley, K. Kissick, M, Belkacemi, J. Malley, (eds.)].
[3] Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, s.d.. «Soluções baseadas na terra oferecem uma oportunidade fundamental para a mitigação das alterações climáticas».
Principais impactos
- Gestão sustentável da terra (urbana e agrícola)
- Maior qualidade ambiental (ar, ruído, água, biodiversidade, natureza)
- Desenvolvimento e proteção de espaços verdes em assentamentos urbanos
- Proteção dos ecossistemas terrestres, dos seus serviços e da biodiversidade
- Potencial de resiliência
- Potencial de mitigação das alterações climáticas
Benefícios
-
Expansão urbana limitada
-
Aumento da proporção de vegetação nas áreas urbanas
-
Redução da desflorestação
-
Ecossistemas restaurados
-
Planeamento espacial para a produção sustentável de energia
-
Ecossistemas de água doce mais saudáveis
-
Redução dos níveis de poluição atmosférica
-
Diminuição dos níveis de poluição sonora
-
Maior resiliência dos territórios a eventos climáticos e meteorológicos extremos
-
Diminuição das emissões de gases com efeito de estufa
Plataforma RethinkAction: Catálogo LAMS
La plataforma RethinkAction ayuda a las partes interesadas locales y …
Plataforma RethinkAction: análises multiníveis de soluções de mitigação e adaptação baseadas no uso do solo (LAMS)
A plataforma RethinkAction apoia as partes interessadas locais e regionais …